A população idosa do Ceará, segundo IBGE hoje, está em torno de um milhão de pessoas, o que corresponde a 10,8% do total de cearenses. 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) calculam que 18 milhões de pessoas morrem todos os anos em virtude das doenças cardíacas. 

Entre as mais conhecidas, hipertensão que atinge 60% dos idosos e mata, todos os anos, cerca de 200 mil são brasileiros. 

Tão grave quanto a popular “pressão alta” é a “estenose aórtica”, que aparece em cerca de 3% a 5% de idosos, porém ainda pouco difundida. 

Para corrigir esse grave problema, o Hospital do Coração do Cariri (HCC), do ano passado pra cá, trilha passos para uma forte consolidação na medicina cardíaca do interior do Ceará, tendo em vista a realização de cinco Implantes de Transcateter Valvar Aórtica (TAVI), todos realizados com sucesso. 

O último, aconteceu mês passado num paciente de 65 anos, de Juazeiro do Norte, ele já teve alta e está em casa. Uma recuperação mais rápida e menos invasiva. 

O médico Samuel Soares, cirurgião cardíaco do HCC, explica: 

“O risco desse novo método é bem menor, culminado em um procedimento instituído como de altíssima qualidade e segurança. Nós estamos na perspectiva de amadurecer essa experiência e poder ajudar cada vez mais pessoas a terem uma vida melhor por meio dessa técnica”, disse. 

A cirurgia é realizada através de uma incisão minimamente invasiva na virilha, de aproximadamente dois a três centímetros, onde são introduzidos pequenos fios chamados de cateteres, sem a necessidade de cortes na região do tórax, ou seja, nada de “abrir o peito do paciente”. 

O procedimento é indicado para quem tem problemas na Válvula Aórtica, que é uma das áreas do coração que permitem a passagem do sangue para as demais localidades do corpo. 

Os benefícios são os mesmos proporcionados pelo método cirúrgico mais antigo da troca de válvula, porém a vantagem é que não precisa de cirurgia aberta que deixa o paciente mais debilitado e suscetível a agravamentos clínicos. 

O método realizado pelo Hospital do Coração do Cariri proporciona uma recuperação muito rápida, bem como diminui significativamente o tempo de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no hospital como um todo.

Post a Comment