FOTO: TV Verdes Mares Cariri

Em uma disputa tão acirrada, muitas variáveis entram em jogo. Além da taxa de rejeição e dos chamados "puxadores de voto", as propostas para as áreas que a população considera mais problemáticas podem ter peso para decidir as eleições, destacam especialistas ouvidos pela reportagem. 

Conforme a pesquisa, 74% das pessoas apontaram a Saúde como área que mais acumula problemas. Educação surge em seguida, escolhida por 34% da população. Geração de empregos (23%), segurança pública (20%) e rede de esgoto (20%) também têm os problemas mais lembrados. 

Cada eleitor pode escolher até quatro áreas, informou o Ibope. Calçamento de ruas e avenidas, limpeza pública, corrupção e abastecimento de água também foram lembrados pelos entrevistados. 

Avaliações 
Para o cientista político Raulino Pessoa Júnior, que também é professor de pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (Uece), as pautas apontadas pelos eleitores refletem as dificuldades enfrentadas pelo município durante a pandemia da Covid-19. 

"Esses dados dialogam com a situação da cidade. Juazeiro foi bastante impactada pela pandemia da Covid-19, o olhar para a Saúde ganhou outra dimensão, e outras pautas, como segurança pública, educação, ficaram em segundo plano", avalia Raulino. 

A cientista política Monalisa Soares, que é professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (Lepem) da mesma instituição, também corrobora com a visão de Paulino e acrescenta que políticas voltadas para as áreas mais apontadas pelos eleitores devem ser exploradas pelos candidatos. 

"Um dado de mais de 70% de insatisfação com uma área, que é a Saúde, revela uma insatisfação que reflete em praticamente todo o eleitorado (de Juazeiro do Norte). Com certeza esse tema deve ser o tema central do debates, ocupar propostas de campanha e até o horário eleitoral", acrescenta Monalisa. 

A pesquisa contratada pela TV Verdes Mares foi realizada pelo IBOPE entre os dias 17 e 19 de outubro. Foram entrevistados 504 eleitores juazeirenses. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo Nº CE-00528/2020.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment