FOTO: Clima Ao Vivo/Link Cariri

Mais um objeto brilhante no céu pôde ser visto atravessando os céus de diversas localidades do Nordeste na última segunda-feira (19). O rastro de luz foi registrado em várias cidades em pelo menos cinco estados, incluindo em Juazeiro do Norte. Semelhante ao fenômeno que ocorreu no último mês de julho, este também foi flagrado por câmeras de vídeo do site Clima Ao Vivo. 

De acordo com os registros, o meteoro teve seu ápice de luminosidade enquanto passava por uma trajetória entre as cidades de Curaçá e Paulo Afonso na Bahia. A passagem dele mostrava sua desintegração em decorrência do atrito gerado com a atmosfera terrestre. 

“A gente chama de fireball, é um meteoro luminoso. É basicamente quando um fragmento de rocha espacial um pouco maior atinge a atmosfera da Terra”, afirmou Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).


Conforme identificou Zurita, o meteoro deveria ter um tamanho estimado pouco maior do que o de um grão de feijão, mas que em decorrência da forte velocidade com a qual ele atinge a atmosfera terrestre, o choque com os gases presentes faz com que a rocha entre em combustão e seja vista como uma espécie de clarão ou linha de luz cruzando o céu. 

“Ele foi completamente consumido durante a passagem atmosférica, ficou desintegrado mesmo”, contou em entrevista cedida ao G1. 

Assim como o evento já ocorrido este ano, este é considerado pontual e sem qualquer risco para a população. Especialistas que observaram os registros da passagem do cometa, indicam ainda que não há qualquer indício de que o meteoro em questão seja associado a uma nuvem de meteoros ou qualquer outro fenômeno astronômico em ativa nas proximidades com a Terra.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment