Aglomerações em atos de campanha foram registradas em Reriutaba (foto) e em outros municípios

Pelo menos 11 municípios cearenses registraram aglomerações promovidas por candidatos às prefeituras neste fim de semana. Participantes desses eventos, incluindo postulantes aos cargos nos municípios, não usaram máscaras e não respeitaram o distanciamento indicado de 1,5 metro entre si. Essas ações evitam a propagação da Covid-19. 

As aglomerações foram registradas nas cidades de Reriutaba, Jijoca de Jericoacoara, Massapê, Viçosa do Ceará, Coreaú, Camocim, Beberibe, Maranguape, Santana do Cariri, Quixadá e Juazeiro do Norte. Os eventos ocorrem dois dias após a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulgar protocolo sanitário que aponta sugestões sobre como os candidatos e os eleitores devem se portar em eventos. 

Após a publicação do documento, a Sesa afirmou que a fiscalização dos eventos de campanha ocorrerá como vem sendo feito em todo o estado. A Secretaria disse que poderá autuar as coligações que promoverem medidas antissanitárias. O protocolo é solicitar que o evento se adeque às normas e, caso não seja respeitado, multa poderá ser aplicada. 

Em alguns municípios nos quais houve o registro de aglomerações, candidaturas que tentam a reeleição e até a oposição promoveram ações antissanitárias. Isso ocorreu em Juazeiro do Norte, Camocim e Massapê. Em algumas carreatas, não se viu máscara em eleitores, nem capacetes em motociclistas. Os eventos estão todos registrados nas redes sociais dos candidatos e fazem alusão à participação em massa da população dos municípios. 

Jericoacoara 
Na cidade de Jijoca de Jericoacoara, por exemplo, houve aglomeração nas praias, por causa do feriadão, e no centro da cidade em razão da campanha. A questão é que os candidatos do município haviam firmado acordo com a Justiça Eleitoral para "a não realização de eventos que possam importar em aglomeração de eleitores". 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) afirma que, caso descumprido o termo, as candidaturas podem ser responsabilizadas civil, criminal e administrativamente. Em Jijoca, pelo menos dois postulantes à Prefeitura causaram aglomeração neste fim de semana. 

Veja outros registros de aglomerações:

Aglomeração em evento de campanha em Viçosa do Ceará no sábado (10)

Campanha em Coreaú também teve aglomeração no sábado (10)

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment