Um meteoro luminoso de grandes proporções foi registrado na madrugada desta quinta-feira (1°) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. A queda ocorreu na cidade gaúcha por volta de 1h09, onde foi visualizado pelo Observatório Espacial Heller & Jung.

O fenômeno é denominado de superbólido, isto é, um meteoro extremamente luminoso que brilha mais intensamente que a Lua cheia. A luz emitida por ele foi tão intensa que em algumas localidades a noite "virou dia" por alguns instantes, segundo Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).




Ainda conforme o órgão, moradores relataram que os postes de iluminação pública desligaram. O meteoro foi o maior já registrado no Estado, desde que o observatório começou a atuar em 2016. 

O tamanho do bólito e a sua velocidade ainda vão ser analisados pelo observatório. Em 2020, a Heller & Jung já registrou mais de 11 mil meteoros de baixa magnitude na área de cobertura do observatório. 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil da região não identificaram nenhuma ocorrência em relação a danos ou prejuízos. De acordo com o órgão, os meteoros diminuem consideravelmente de tamanho quando entram em contato com a Terra, mas que dependendo da proporção pode causar tremores ou prejuízos.                     (Diário do Nordeste)

Post a Comment