Antonina do Norte, no Cariri, é o único dos 184 municípios cearenses a não ter nenhum óbito por Covid-19. O número de casos confirmados soma apenas 56. Os dados são da plataforma IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

O secretário da Saúde do Município, Gilberto Rodrigues, avalia que a ausência de mortes "deve-se ao trabalho realizado desde o início da pandemia com rígidas barreiras sanitárias”.

Rodrigues cita ainda que, mesmo com os poucos casos, as equipes permanecem de prontidão e monitoram quem chega de outras cidades, promove isolamento domiciliar dos casos suspeitos e "continua fazendo desinfecção de locais públicos". 

“Temos equipes de agentes de Saúde e de Endemias que estão mobilizadas e treinadas. Isolamos todos os contatos dos que receberam diagnósticos positivos”. 

De acordo com a Secretaria da Saúde de Antonina do Norte, não há no momento nenhum paciente internado no hospital municipal e, durante o período da pandemia, apenas dois foram transferidos para o Hospital Regional do Cariri em situação que exigia mais cuidados. “Todos voltaram bem”, frisou Rodrigues. 

Medidas 
Para manutenção deste bom cenário, Antonina do Norte firmou entendimento com os partidos políticos e o Ministério Público Eleitoral e cancelou eventos políticos com aglomerações (comícios, reuniões amplas, carreatas e caminhadas). O mesmo foi feito nas cidades de Assaré e Tarrafas. 

Dados
No Ceará, ainda de acordo com o IntegraSus, há cinco cidades que só registram um óbito (Altaneira, Ipaporanga, Guaramiranga, Potengi e Umari); outras sete têm dois óbitos (Abaira, Aiuaba, Aratuba, Fortim, Granjeiro, Jati e Tarrafas). Três municípios contabilizam três mortes por Covid-19, cada (Pacujá, Pires Ferreira e Poranga). 

O Ceará registrou nesta quinta-feira (22), 9.243 óbitos por Covid-19 e 264.897 diagnósticos positivos da doença, desde o início da pandemia. No início deste mês foram verificadas 9121 mortes em decorrência da doença, um aumento de 122 óbitos no período. 

Já o número de casos no último dia 1º era de 258.827. Houve, portanto, um aumento de 6070 casos no período.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment