Municípios do Cariri, Região Norte e Litoral Leste do Ceará apresentaram redução no número de casos confirmados e mortes pela Covid-19 nesta semana, segundo comenta a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida. O novo boletim divulgado nesta quinta-feira (22) pela Sesa também aponta um aumento no número de casos na Região de Saúde de Fortaleza. 

Conforme o documento, o litoral leste teve a maior redução no período: 41,5% menos casos confirmados. Já no Cariri, a queda foi de 22,3% e, na região norte, de 1,2%. No sertão central, a queda foi de 12,5%. 

"Municípios e áreas centralizadas que semana passada nos preocupavam, nessa semana mostraram melhora nos indicadores, tanto em relação à redução de óbitos, quanto em relação ao número de casos. Isso foi um cenário mais animador", aponta Magda Almeida. 

Falando de Fortaleza, a secretária executiva ressalta sobre os cuidados a serem tomados pela população, já que a doença não está erradicada. "A gente observou um aumento do número de casos confirmados em Fortaleza e na Região de Saúde de Fortaleza. Isso nos faz lembrar que a gente ainda está em pandemia. Que a gente não pode esquecer das medidas de etiqueta respiratória, do uso de máscara obrigatório, de evitar as aglomerações, manter o distanciamento social, porque infelizmente a pandemia não acabou". 

Conforme Magda, o município de Crateús, que havia apresentado aumento no número de casos e de óbitos em decorrência do novo coronavírus na última semana, apresentou melhora nos indicadores. A secretária conta, ainda, que o município aumentou o número de testagens na cidade para evitar e combater a proliferação do vírus.

"Crateús, que foi um dos municípios que a gente levantou a preocupação no boletim passado, tem mostrado melhora nos indicadores e é interessante a gente chamar atenção que Crateús tem seguido as recomendações da secretaria, pra que a testagem de RT-PCR seja ampliada", reforça. 

Aumento de casos em Fortaleza 
A Região de Saúde de Fortaleza teve aumento de 72% no número de casos de Covid-19 em uma semana, de acordo com o último boletim da Sesa, divulgado nesta quinta-feira (22). Entre os dias 10 e 17 de outubro, os 44 municípios que formam a região registraram 743 novos casos - média de 106 por dia. Os oito óbitos confirmados no mesmo período também representam aumento de 33,3% em relação ao boletim anterior. 

O documento leva em consideração dados colhidos até o dia 17 (semana epidemiológica 42). A média dos últimos sete dias de casos confirmados na área cresceu 16% quando comparada à semana epidemiológica 40, passando de 94,9 para 110,4. 

Já a média de óbitos dos últimos sete dias caiu 54% no mesmo período, diminuindo de 21,7 para 10. A região de saúde de Fortaleza foi a que, em números absolutos, soma o maior registro de casos e óbitos durante toda a pandemia. Até 17 de outubro, foram 107.692 confirmações e 5.854 mortes.                     (Fonte: G1 CE)

Post a Comment