Uma Operação da Polícia Civil, intitulada Locupletari, investiga esquema de desvio de dinheiro público nos municípios de Assaré, Tarrafas, Juazeiro do Norte e Crato. A operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira (8). Computadores, celulares, documentos e um veículo foram apreendidos durante as buscas. 

Anexos da prefeitura de Assará, além de um agente público, empresários e empresas envolvidas em contratos por licitação estão entre os investigados. Ninguém foi preso. 

A prefeitura de Assaré afirmou não ser alvo da investigação, mas sim duas empresas que possuem contratos de locação de veículos com a administração municipal. 

A polícia investiga crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude a licitação, corrupção ativa e passiva. “Vimos que essas empresas que participaram [das licitações] não existem ou não têm capacidade operacional”, apontou o delegado Giuliano Sena, à frente da Operação.

Os agentes estiveram na garagem da prefeitura de Assaré e apreenderam um veículo no local. 

"Vamos saber se esse veículo Hilux foi usado em outras licitações de outras cidades, porque estava com um proprietário. E também vamos verificar se esses veículos todos estão sendo entregues à prefeitura, e se houve subcontratação, porque a empresa não tem esses veículos no pátio dela pra suprir a demanda da prefeitura. Ou subcontratação ou direcionamento", comentou o delegado. 

Uma das empresas investigadas já responde a crimes de fraude a licitação, falsidade de documento público e desvio de verbas em outra cidade, pela Justiça Federal, de acordo com Sena. 

"Incluindo um desses servidores, que na época era servidor dessa outra cidade, nesse caso, em Salitre. Então, a mesma empresa e o mesmo servidor, que hoje está em Assaré, já são denunciados pelo Ministério Público pelos mesmos crimes", salientou. 

O trabalho investigativo mostra procedimentos de licitação fraudulosos feitos com uma empresa de fachada, e alguns realizados com participação de apenas uma empresa. Também há suspeita de superfaturamento na compra de veículos por parte da prefeitura. 

De acordo com o delegado, as investigações são iniciais, já que o material apreendido pode levar a outros envolvidos no esquema. 

“Essa é a colheita inicial, alguns documentos que algumas equipes já apreenderam na casa de servidor da comissão de licitação têm várias propostas de licitação. É uma documentação bem farta que a gente vai analisar”, completou.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment