Por Redação Gazeta do Cariri

Buscando a inclusão e a permanência de estudantes com deficiência, transtornos globais e do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) instituiu o Auxílio Tecnologia Assistiva, que foi incluído no Edital Unificado 2020 da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O edital trata dos diversos auxílios ofertados pela UFCA para os estudantes regularmente matriculados. 

A Tecnologia Assistiva (TA) é um termo que vem sendo utilizado para identificar recursos e serviços que contribuem para o ensino e a aprendizagem de pessoas com algum tipo de deficiência. Cadeira de rodas, bengala, lupas, aparelhos auditivos teclados e mouses adaptados são alguns dos exemplos dessas tecnologias. 

De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Ledjane Sobrinho, o Auxílio Tecnologia Assistiva surge com o objetivo de proporcionar a esses estudantes uma ajuda financeira para que possam adquirir ou realizar a manutenção dessas tecnologias. Ela também ressalta que o auxílio contribui para a permanência desses estudantes na universidade, diminuindo as taxas de evasão e retenção dos estudantes da UFCA, mas, em especial, o auxílio é focado na inclusão, por meio da melhoria na acessibilidade. 

As inscrições no edital foram prorrogadas até o dia 12 de outubro, devido à inclusão dessa nova modalidade de auxílio. Os candidatos podem concorrer a mais de uma modalidade prevista no edital e para efetuarem a sua inscrição devem acessar a Plataforma Forms da UFCA. 

Post a Comment