Header Ads

Vídeo mostra água da Transposição do Rio São Francisco chegando a Missão Velha

Registro mostra águas do Rio São Francisco chegando no Riacho Seco, em Missão Velha

As águas do rio São Francisco já chegaram no Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no Riacho Seco, em Missão Velha, nesta sexta-feira (23). O fluxo de água é proveniente da barragem do Jati e deve seguir para os rios Salgado e Jaguaribe e em seguida fluir para o destino final, o açude Castanhão. 

A comporta que liberou o fluxo de águas em Jati foi aberta em 21 de agosto deste ano. As águas do São Francisco haviam chegado em junho último ao Ceará e desde então estavam enchendo a barragem de Jati.

De Jati até o início dos leitos dos rios Salgado e Jaguaribe as águas devem percorrer cerca de 53 quilômetros, e até alcançarem o Castanhão, mais 256 km. A previsão da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) é que o açude Castanhão comece a receber as águas da Transposição do Rio São Francisco ainda no primeiro semestre de 2021. Atualmente, a pasta trabalha em teste nas barragens do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), com o objetivo de avaliar as estruturas e evitar acidentes como o de Jati.

Um vez chegada ao Castanhão, a transferência das águas para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será efetuada pelo Eixão das Águas. A previsão da SRH também é de que as águas cheguem ao açude Pacoti, onde se integra ao sistema hídrico da RMF, no primeiro semestre de 2021.


(Fonte: O Povo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.