O Aeroporto de Juazeiro do Norte, junto ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), irão promover na próxima terça-feira (10), uma campanha de doação de sangue no terminal aeroportuário. Na ocasião será promovido um mutirão para elevar os níveis do estoque de sangue do hemocentro. Os doadores poderão comparecer das 9h às 11h, e deverão fazer agendamento prévio a fim de evitar aglomerações e cumprir as determinações sanitárias de combate a pandemia do novo coronavírus. 

O mirante do terminal juazeirense será transformado em um espaço para doação de sangue e cadastro de possíveis doadores de medula óssea. Os interessados, além de estarem de acordo com as determinações do Hemoce para doação (ter entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg e apresente documento original com foto), devem marcar o horário pelo site da instituição ou pelos telefones (88) 3102-1169 e (88) 3102-1170 (WhatsApp). Doadores veteranos devem cumprir intervalo de dois meses para homens e três meses para mulheres, desde a última doação. Em caso de sintomas de gripe, a recomendação é o agendamento da doação para outro momento. 

De acordo com o hemocentro, a iniciativa é bastante oportuna, devido baixa no estoque de bolsas de sangue devido à pandemia. O procedimento é rápido, simples e pode salvar vidas, segundo Maria Edvânia Ferreira, coordenadora do Setor de Captação de Doadores do Hemoce. “Nesse primeiro momento, serão coletados poucos mililitros de sangue, para compor uma base cadastral. Os dados ficarão salvos e, caso haja compatibilidade com algum paciente, entraremos em contato com o doador. É uma atitude nobre. Às vezes, um paciente só tem um único doador compatível. Pode, de fato, salvar uma vida”, explica. 

Ela afirma ainda que a instituição de saúde está contente e animada com a parceria da Aena Brasil, administradora do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. “É uma oportunidade de ir até as pessoas. Só entre os colaboradores do aeroporto, já levantamos 15 cadastros para doação, sem contar com as pessoas de fora que também estarão por lá”, pontua. 

Para a direção do terminal, a ação é uma forma de reforçar a importância deste ato tão nobre, ainda mais no momento atual. Todo o processo já teve a anuência da Anvisa e será realizado com todo o cuidado possível. Para a segurança dos doadores, totens de álcool em gel 70% estarão espalhados por todo o terminal. A entrada também será controlada, com orientação para que apenas passageiros permaneçam no local.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment