Uma raposa que caiu e ficou presa dentro de um poço no sítio Betânia, zona rural de Mombaça, no Centro-Sul cearense, foi resgatada na manhã desta sexta-feira (13) por uma equipe da 1ª seção de Combate a Incêndio e Salvamento do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Iguatu. 

O animal caiu no cacimbão que está seco e tem seis metros de profundidade, na noite desta quinta-feira (12). O sítio Betânia fica próximo ao açude Serafim Dias, que abastece a cidade de Mombaça. Após o resgate, a raposa foi “devolvida ao habitat natural, com sucesso”, pontuou o subtenente Cleto Bandeira, que comandou a operação de resgate. 

De acordo com os Bombeiros, o resgate foi solicitado pelo produtor rural Maurício Teixeira, que contou que "o animal, após cair no cacimbão durante a noite, não conseguiu sair”. 

Três bombeiros militares participaram da ação e utilizaram escada, corda, cambão, além de equipamento de proteção individual (capacetes, luvas e óculos de proteção). A equipe observou que, sem o resgate, o animal não tinha como retornar e iria morrer de fome e sede. 

De acordo com o quartel do Corpo de Bombeiros de Iguatu, nos últimos três meses, 15 animais foram resgatados e igual número capturado. A média mensal é de 10 animais. 

A captura refere-se a animais silvestres, que são devolvidos ao ambiente natural da espécie e o resgate é de bichos domésticos (cães, gatos) que ficam presos.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment