A Poetisa Francisca Gonçalves Emídio, conhecida carinhosamente por Chica Emídio, tomará posse na cadeira nº 12 da Academia dos Cordelistas do Crato - ACC que tem como patrona Dandinha Vilar. A Cerimônia ocorrerá de forma virtual neste sábado (28/11).

O contato com a Literatura de Cordel veio logo na infância. Aprendeu ler em Cordel com seu pai e, desde cedo era convidada para ensinar a ler e escrever aos filhos dos amigos de seu pai. Chica foi professora do MOBBAL em Potengi, sua terra natal. 

Formou-se em Crato pela Faculdade de Filosofia do Crato, onde cursou em Letra. Professora aposentada do Estado atua junto aos grupos de poetas e poetisas do município. Integrou o Grupo Flor do Cariri e participa ativamente das atividades culturais da cidade. Em 2012, Chica foi agraciada com o título de cidadania Cratense. 

A entrada de Chica na Academia dos Cordelistas do Crato é comemorada pelos membros da instituição. A solenidade que será transmitida via google meet, está prevista para iniciar às 16 horas. 

Confira o trecho de sua homenagem à Potengi, seu torrão natal.

Homenagem ao Potengi
Potengi é conhecida
Como a Terra dos Ferreiros,
Mas tem teatro e poesia,
Seu Françuli, um guerreiro,
De flandre faz avião
E leva no coração
Seu trabalho pioneiro.

Parabéns pra minha Terra,
Orgulho dessa cidade,
Torrão que me viu nascer
Empunhando a liberdade.

Natureza, és detentora,
Guerreira e sedutora, Induz à fraternidade.

Francisca Emídio
Crato-CE, 04 de setembro de 2020

(Fonte: Papo Reto Cariri)

Post a Comment