Por Redação Gazeta do Cariri

O governador Camilo Santana divulgou neste domingo (08), imagens do projeto que mostra como vai ficar o novo Centro Cultural do Cariri. Orçada em R$ 53.597.208,13, a obra teve seus primeiros investimentos ainda em 2018, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com a compra do imóvel do Hospital Manuel de Abreu no valor de R$ 4 milhões, que será requalificado para abrigar o novo Complexo Cultural da Região. O compromisso é trazer novas potencialidades de investimento ao Crato e cidades vizinhas e impulsionar de forma dinâmica a produção cultural, o turismo e o lazer pelo interior do Ceará. 


A ordem de serviço foi assinada na última quinta-feira (05). Na data Camilo Santana destacou que “Este será um grande equipamento com áreas de exposições, oficinas, teatro, museu, cinema e etc. Ele está localizado numa área enorme adquirida pelo Estado e fica logo na entrada do Crato, com uma arquitetura antiga, um patrimônio da região, cuja parte arquitetônica e histórica será preservada, e tem um projeto belíssimo. Hoje nós estamos aqui dando a ordem de serviço deste que será o maior equipamento cultural do interior do Ceará e, deste modo, vamos interiorizando cada vez mais os equipamentos culturais para outros municípios do estado”, ressaltou.


A obra do Centro Cultural do Cariri inclui reforma, restauração e requalificação do prédio do antigo Hospital Manuel de Abreu, para a implantação do Centro Cultural do Cariri no município do Crato. O equipamento será construído em área que no passado pertenceu a edificações de arquitetura marcante, como o Seminário da Sagrada Família, fundado em 1948, e posteriormente, o Hospital Regional Manuel de Abreu, que funcionou de 1973 até 2014, quando foi desativado. As estruturas existentes hoje no local serão parcialmente aproveitadas para receber o Centro Cultural do Cariri, compreendendo uma área construída total de 12 mil metros quadrados (m²). 


Previsão de entrega 
Dezoito meses é o prazo para entrega do prédio ao povo do Cariri, cuja estrutura arquitetônica será preservada. 



O Centro Cultural do Cariri terá ainda quadra de esportes e um planetário, a exemplo dos que já existem no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza, e em Sobral. 


CONFIRA MAIS IMAGENS:


Post a Comment