A cidade de Juazeiro do Norte, terá restrição ao consumo e à comercialização de bebidas alcoólicas ao longo deste domingo (15), dia da realização das eleições municipais. A decisão é do juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, Giacumuzaccara Leite Campos. 

Giacumuzaccara considerou o "cenário político de acirradas disputas partidárias, bem como os altos índices de violência" e avaliou que o "consumo de bebidas alcoólicas, no dia das eleições, comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício democrático do voto" A medida entra em vigor a 00 horas de amanhã (15) e fica válida até as 19 horas do mesmo dia.

Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, a coordenadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Isabel Mota, coaduna com a análise do juiz de Direito e reforça que o consumo de bebidas alcoólicas pode ser um fator de complicação a mais para a organização do pleito. 

O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE, Fernandes Neto, acrescenta que, diferente do pleito da Capital cearense, "nas eleições no Interior, a bebida pode influenciar no ânimo dos eleitores”, atesta. Em Fortaleza, as eleições não terão aplicação da Lei Seca.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment