FOTO: Theyse Viana

Eleitores de diferentes regiões do Ceará passaram por um susto ao chegar no local de votação neste domingo (15). Por conta da pandemia do coronavírus, a Justiça Eleitoral realizou uma equalização em seções eleitorais com o objetivo de otimizar a utilização das urnas eletrônicas. Por isso, cerca de 850 mil cearenses tiveram os locais de votação alterados. 

Em Fortaleza, os eleitores que buscaram a Escola Estadual de Educação Profissional Presidente Roosevelt, no bairro Parque Araxá, foram surpreendidos com uma placa de informação sobre a mudança das seções eleitorais. As urnas foram transferidas para a sede da Secretaria Executiva Regional I, no bairro Farias Brito. 

O eleitor Rodrigo Braga de Paula, 20, disse que tentou ver antes o local de votação pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), mas não conseguiu acesso. "Fiquei sabendo quando cheguei na escola Eu até tentei checar o local pela internet, mas o site estava caindo.

Em Sobral, houve também registro de mudança de seções de votação. O candidato a prefeito Oscar Rodrigues (MDB), assim que chegou em uma unidade do Sesi, se dirigiu à sala onde normalmente votava, contudo, o nome dele não constava na lista. Um dos mesários informou que o local de votação dele havia sido transferido para outra sala. 

Mudanças 
O TRE-CE informou que divulgou amplamente que 850 mil eleitores no Ceará tiveram as seções alteradas, dentro do mesmo local. Nos pontos de votação, o órgão também conta com auxiliares de divulgação com listagens para orientar os eleitores acerca das seções. 

Sobre as dificuldades de acesso no site para consultar os locais de votação, o órgão explicou que, com a enorme procura, os sistemas demoram a responder. O eleitor que não consultou previamente o local de votação deve buscar informações no Disque Eleitor 148, site e e-Título ou através do chatbot da Justiça Eleitoral.                        (Diário do Nordeste)

Post a Comment