FOTO: Normando Sóracles

Com a pandemia do novo coronavírus e a suspensão das aulas e atividades presenciais a busca por apoio ao aprendizado cresceu. Cursos online e aplicativos educativos ganharam destaque nesse período. No entanto, para os alunos da educação infantil, em que a interação social é primordial, o reforço escolar foi a solução que algumas famílias encontraram para complementar o aprendizado. 

No bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte, duas estudantes do terceiro ano do Ensino Médio precisaram adiantar os planos de oferecer aulas de reforço escolar quando foram procuradas pelas famílias de três crianças da vizinhança, que precisavam de ajuda para manter o rendimento escolar durante o período de atividades remotas. 

Foi nesse cenário que as amigas e colegas de sala, Roberta Carvalho e Yasmin Silva, assumiram o papel de “professoras” em 2020. Inicialmente, as mães das adolescentes questionaram se elas conseguiriam conciliar as obrigações escolares, a rotina de estudos para o vestibular e o ENEM e as aulas de reforço. De acordo com Roberta, o questionamento logo foi substituído por apoio, porque o reforço também é “uma forma de aprender”. 

Para evitar aglomeração, Roberta e Yasmin decidiram oferecer reforço para apenas três crianças. Além disso, todos utilizam máscara e álcool em gel durante o período de acompanhamento escolar. “Dependendo do rumo da situação, ano que vem decidiremos se vamos continuar ou não, mas é uma experiência realmente proveitosa”, revelou Roberta. 

As adolescentes estudam no E.E.E.P. Anderson Borges de Carvalho e pretendem prestar vestibular para os cursos de Enfermagem e Medicina.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment