Oito músicos cearenses integram a 28ª edição da Série Concertos Sesc Partituras. Os duos e o quarteto vão tocar em concertos online que serão transmitidos pelo canal do Sesc Ceará no Youtube, de 11 a 25 de novembro, sempre às 19h. 

Todos os anos, instrumentistas e grupos musicais de todo o País são convidados a criar um repertório a partir da biblioteca virtual do Sesc Partituras. O acervo gratuito do projeto contempla compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico, muitas delas até então apenas pertencentes a acervos particulares e obras de compositores contemporâneos.

De Fortaleza, a violonista Rebeca Câmara e o flautista Heriberto Porto abriram a sequência de concertos. Na última quarta-feira (11/11), os dois apresentaram repertório de música instrumental e mostram obras dos mestres do passado como Alberto Nepomuceno, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga e referências contemporâneas como os Irmãos Taufic, Eduardo e Roberto, o campeão Hermeto Pascoal, até cearenses como Rogério Lima.

Nesta quarta (18/11), o duo Samuel Rocha e Cleylton Gomes presta uma homenagem aos grandes mestres da música brasileira que influenciaram e permanecem vivos na musicalidade dos jovens artistas: Dominguinhos, Garoto, Arismar do Espírito Santo, dentre outros. No show, o Duo também vai interpretar músicas dos compositores: Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, João Pernambuco, Patápio Silva e Edino Krieger.

O Quarteto Ágio encerra a série de concertos com o recital "Sons do Belo Monte" (25/11). O grupo é da cidade do Crato e tem Wesley Santana como violinista e arranjador; Fábio Eugênio, violinista; Hugo Almeida, violista e regente; e Leone Frazão, violoncelista e arranjador. A mistura musical explora desde técnicas eruditas a técnicas e sonoridades populares, encontradas na música Armorial, no choro e no baião.

Partindo de gêneros musicais presentes no universo do cancioneiro popular nordestino, o recital apresenta um repertório composto por obras que vão desde peças de Reisado do piauiense Aurélio Melo a composições de Hermeto Pascoal. Composições que buscam expressar um pouco a paisagem, a vida e o imaginário daqueles que habitam no interior do sertão nordestino.

Sobre o projeto
A Série Concertos Sesc Partituras, em sua 28ª edição, é um projeto realizado nacionalmente a fim de divulgar o site Sesc Partituras através da execução de seu amplo acervo disponibilizado online. Ao longo de suas 27 edições foram realizados 420 concertos. A proposta visa difundir o patrimônio musical brasileiro de tradição escrita e incentivar o desenvolvimento de intérpretes e compositores de todas as regiões do Brasil.

Acervo online
A biblioteca virtual de partituras, onde os músicos escolheram o repertório de suas apresentações, disponibiliza o acesso gratuito às obras através de um sistema de busca que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.

O site é um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade. Acessível, também permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores.

Serviço
28ª edição do Sesc Partituras
Data: 11 a 25 de novembro
Horário: 19h
Concertos online no canal Sesc Ceará

18/11
Horário: 19h
Duo Samuel Rocha & Cleylton Gomes (Sesc Sobral)

Clique e assista online no canal Sesc Ceará no Youtube

25/11
Horário: 19h
Quarteto Ágio

Clique e assista online no canal Sesc Ceará no Youtube

Post a Comment