FOTO: Lícia Maia

A manhã desta segunda-feira (2), Dia de Finados, iniciou com garoa na cidade de Juazeiro do Norte. Mesmo com o tempo fechado e a atual situação mundial de pandemia, fiéis e romeiros marcaram presença na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

A missa foi transmitida pela TV Web Mãe das Dores, mas a população e visitantes estiveram presencialmente no local, iniciando a programação de Finados da Igreja às 6h. Segundo Vanessa Guedes, gerente da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), “muitas pessoas participaram, mas mantendo o distanciamento necessário” no Largo do Socorro. 

No Dia de Finados na Capela e Cemitério, a Semasp está fazendo um trabalho em conjunto com a Saúde, Guarda Municipal e Polícia Militar, conscientizando sobre o uso de máscara, aferindo a temperatura e ofertando álcool em gel aos fiéis. Vanessa explica que, até o início da manhã, nenhum ocorrência grave de desrespeito às normas sanitárias foi registrada. “Esperamos que seja assim durante todo o dia”, concluiu. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, a Romaria de Finados se deu de forma online, e o fluxo de romeiros diminuiu na cidade. Esta era a maior do ano. A romeira Lucivânia Melo, que veio da cidade de Tacaratu, no Pernambuco, afirma que normalmente o grupo passa cerca de cinco dias na cidade, mas com a situação sanitária atual, resolveu passar apenas dois. “Já está todo mundo com saudades”, afirma. Após a missa, o grupo, que veio do estado vizinho em um micro-ônibus, já se preparava para retornar para casa. 

A romeira afirma que mesmo na pandemia não teve receio de vir à cidade, assim como faz todos os anos. “A fé acima de tudo”, afirma. O grupo considera que o fluxo de pessoas está controlado na cidade, sem aglomerações nos locais de visitação e nas pousadas. “Só tínhamos nós na pousada que ficamos”, diz Ana Lúcida da Silva, romeira no mesmo grupo. Elas afirmam estar tomando as medidas de higiene para não contrair a Covid. “A gente sempre anda com máscara e álcool em gel no bolso”, conclui. 

FOTO: Lícia Maia

Visitação ao túmulo do Padre Cícero
A visitação ao túmulo do Padre Cícero ocorre até o fim da tarde na Capela do Socorro. Como medida sanitária, há apenas uma entrada de acesso ao local, com fluxo controlado e aferição de temperatura. Ao adentrarem a igreja, os fiéis podem permanecer apenas um pequeno tempo para orações. A Polícia Militar e Guarda Civil estão garantindo a segurança do local e o respeito às normas.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment