No bairro Lameiro, em Crato, foram 32 milímetros.
FOTO: Gazeta do Cariri

Por Redação Gazeta do Cariri

O município de Ipaumirim, localizado no Centro-Sul cearense, pertencente a macrorregião do Cariri (composta por 42 municípios), registrou 102.2 milímetros (mm), se constituindo na maior chuva do Ceará entre às 7 horas de segunda-feira (02) e o mesmo horário desta terça-feira (03), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Em seguida, vem Barro, com 81 mm, e Lavras da Mangabeira, 80.9 mm. Ao todo a chuva banhou 47 cidades cearense. No Cariri, choveu em 16 municípios. Confira:


Para esta terça, a Funceme prevê nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva na Ibiapaba e no Cariri. No Sertão Central e Inhamuns, chuva isolada. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Já para amanhã, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.

O fato do Cariri ter concentrado as principais precipitações no intervalo de 24 horas se deu pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nuvens com orientação noroeste-sudeste, indo da da região amazônica até o sudeste do Brasil. Este sistema colaborou para formação de áreas de instabilidade e nuvens mais desenvolvidas.

Post a Comment