O Comando do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente do Ceará (BPMA/CE), confirmou nesta sexta-feira (6), que a zebra flagrada em uma propriedade privada da zona rural de Juazeiro do Norte, está devidamente registrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). O animal foi encaminhado de um criadouro legalizado no município de Santa Inês, no Maranhão, para outro criadouro em Caucaia, e deve ser submetido a tratamentos médicos especializados na localidade. 

De acordo com documento enviado ao BPMA pelo proprietário da Fazenda Haras Claro, na Região Metropolitana de Fortaleza, o local é devidamente autorizado pelo IBAMA para atividades de criação e manejo de diversas espécies da fauna nativa exótica. Foi esclarecido também que o animal trata-se de uma zebra macho, filhote, e que está em trânsito para o referido haras para fim exclusivo de tratamento de suas patas. 

Este ainda confirma a apuração da reportagem, que afirmou que animal pertence ao proprietário Francisco Gil Alencar, dono do Criadouro Ararajuba do Ipê no município do interior cearense, que também é devidamente reconhecido pelo IBAMA no estado por acolher aves e animais exóticos, oriundos de apreensões, tráfico de animais e doações. 

“Trata-se de encaminhamento entre dois centros criadores devidamente habilitados, o primeiro deles proprietário legitimo do animal, e o ultimo credenciado, perante o IBAMA, para o manejo da espécie”, conclui o proprietário do haras em Caucaia para o BPMA. 

Animal não foi mais visto 
A zebra, no entanto, não foi vista novamente onde foi flagrada por populares na última terça-feira (3). Em buscas realizadas nesta quinta-feira (5) pelo BPMA na localidade do Sítio Amaro Coelho, zona rural de Juazeiro do Norte, os PM’s informaram que um caseiro da fazenda foi encontrado no local, e que este não autorizou a entrada da equipe. Em nota, disseram ainda que “diante da situação, foi acionada uma equipe de helicóptero do Ciopaer, que sobrevoou a fazenda, mas não houve êxito na localização do animal”. 

Outras buscas foram realizadas pela diligência da BPMA junto a uma equipe da ONG Universe, sob o comando do biólogo Léo Azevedo, seguindo denúncias de populares que haviam visto o animal na localidade do Sítio Taquari, na Fazenda São Pedro, ainda na zona rural. O animal não foi encontrado. 

Dono de zebra é filho de antigo coronel de Juazeiro 
O fazendeiro e proprietário do zoológico que abriga estes animais em Santa Inês, no Maranhão, é filho de uma conhecida personalidade juazeirense. Gil Alencar foi proprietário de uma das mais conhecidas lojas de tecidos do Cariri, as famosas Casas Alencar, estabelecimento criado pelo seu pai, o Coronel Manuel Coelho Alencar, falecido na década de 1960. 

Fundada na década de 1930, as Casas M. Alencar Ltda. tinham filiais concentradas em algumas cidades do Cariri, principalmente em Juazeiro do Norte, possuindo unidades na Rua Alencar Peixoto e a maior delas na Rua São Pedro, onde hoje funciona a rede de lojas de móveis e eletrodomésticos Liliani. As Casas Alencar funcionaram na cidade até o ano de 1996, quando foi decretada falência.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment