Por Redação Gazeta do Cariri

O Time Enactus UFCA, programa de Extensão ligado à Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi contemplado pela segunda vez com o Edital da Fundação Cargill, através do projeto Bio+. A iniciativa tem o intuito de fomentar ações com a temática da alimentação, desde a produção até a oferta e consumo de alimentos. 

Por meio da parceira com a Fundação Cargill, o Bio+ está desenvolvendo um polo sustentável para a comercialização de alimentos agroecológicos, a partir do uso das tecnologias de biodigestor e das composteiras. O objetivo geral do polo, além de produzir produtos saudáveis, é fazer com que esses produtos cheguem à mesa das pessoas com um bom custo benefício. 

Ao ser contemplados com o edital, que visa identificar, estimular o desenvolvimento e apoiar a gestão de projetos, negócios de impacto social e pesquisas voltados à alimentação segura, sustentável e acessível, o Bio+ recebeu R$ 3.000,00 e uma mentoria especializada para trabalhar em quatro comunidades do Cariri: Sítio Boa Esperança e Sítio Espinhaço, localizados no distrito do Arajara, na cidade de Barbalha; Sítio Umbuzeiro, localizado na cidade de Tarrafas; e Sítio Bebida Nova, localizado na cidade de Crato. 

De acordo com Tainá Mariene Araujo Paulo, estudante da UFCA e integrante do Time Enactus, essa ação vai impactar diretamente 339 pessoas nas comunidades e vai alcançar indiretamente 1.356 pessoas. Tainá destaca a importância do projeto: “O Bio+ visa melhorar as condições ambientais, mas principalmente melhorar condições de vida das pessoas, por meio de uma alimentação melhor e do uso de tecnologias sociais que contribuem para variados benefícios, como: Economia, aprendizado, cuidados com a saúde e alimentação, geração de renda, e muito mais”, diz. 

Enactus
A Enactus é uma rede de empreendedorismo mundial que pode ser incorporada a uma universidade. Na UFCA, a Enactus se configura como um programa de Extensão que cria projetos focados no empreendedorismo social aplicado a comunidades em situação de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. A Enactus atua inicialmente formulando os projetos e depois capacitando os membros, incentivando os mesmos a planejarem e realizarem os projetos. Na UFCA, o Time Enactus se divide em três projetos: Bio+, Mulecas e Cariri Empreendedor.

Post a Comment