Há uma semana, alunos do terceiro ao oitavo anos do Ensino Fundamental puderam retornar às aulas presenciais em 44 cidades cearenses que integram a região de Saúde de Fortaleza. Apenas estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Médio permanecem com estudo remoto naquela região. Com a ampliação, a expectativa para o Cariri é de permissão para reabertura gradual das escolas públicas e privadas ainda este ano. Secretarias de Educação de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha já possuem planos de reabertura prontos caso a permissão seja dada. Contudo, como os Municípios podem tomar medidas mais restritivas do que o Estado do Ceará, Secretarias de Educação podem decretar a permanência do ensino à distância, como será o caso de Juazeiro do Norte. 

Secretária de Educação deste município, Maria Loureto relata que a pasta se reuniu recentemente com o Conselho Municipal de Educação e a Associação das Escolas Particulares do Cariri para deliberar sobre o retorno das aulas presenciais. “Entendendo todo o risco que o nosso aluno, nosso professor, e o nosso funcionário poderá correr tendo em vista o retorno das aulas presenciais, continuarão essas aulas à distância até concluirmos o ano de 2020. Várias mesas de diálogos foram abertas, fizemos, na verdade, uma análise de cada situação, inclusive mapeando Juazeiro e elegendo aquelas localidades mais agredidas, o que nos levou a concluir que o ano de 2020 não haverá mais aula presencial”, assegura Loureto. 

Em Crato, a secretária Germana Brito é enfática ao dizer que “ainda não é momento para isto” e acrescenta que aguarda um posicionamento do Governo do Ceará sobre a possível retomada das atividades presenciais nas escolas cratenses. Ela também cita que a Educação municipal promoveu “uma ampla discussão” com diversos segmentos, como alunos, pais de alunos e servidores, em comitês, para elaboração de um plano de retomada em cada escola. “Temos um plano com toda a estruturação de como se deve ter nesse início das aulas presenciais, mas não temos data ainda para isso. Estamos trabalhando de forma remota, desde março, e estamos, então, nesse diálogo permanente com a comunidade escolar e, principalmente, com a Secretaria de Saúde, que sinaliza para a questão da segurança ou não de se fazer isso agora”, argumenta Germana. 

Barbalha também tem um plano de retomada para as aulas presenciais e também aguarda decretos estadual e municipal. O plano, conforme a secretária de Educação de Barbalha, Fátima Teles, ajusta o foco para a segurança tanto dos estudantes como dos professores e demais servidores das escolas. Contudo, a secretária diz perceber que a comunidade escolar barbalhense prefere a modalidade de ensino híbrido, por meio da qual os alunos teriam atividades presenciais e virtuais em dias ou semanas alternados, reduzindo, portanto a presença nas escolas. “Quando fomos fazer esse plano, reunimos a comunidade escolar. É algo que preparamos, mas também não está ao nosso alcance. Têm uns que querem voltar, outros que não. É por isso que existe a possibilidade do ensino híbrido, uma parte em casa e outra na escola”, diz Fátima Teles. 

Ensino particular 
A Associação das Escolas Particulares do Cariri (AEPC) atua em três frentes para a retomada das aulas presenciais. Na primeira, negociam a liberação de testes para detecção de covid-19 nos funcionários das escolas. Segundo Edísio Bezerra, advogado da AEPC, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte sinalizou positivamente para a liberação dos testes e serão realizadas, esta semana, reuniões com as secretarias de Crato e Barbalha. O segundo fator é a homologação de um plano para retorno das atividades presenciais, que será feito junto às secretarias de Saúde e Ministério Público do Ceará. O terceiro passo será conhecer a opinião dos pais dos alunos sobre o retorno das aulas presenciais.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment