Header Ads

Sesc Crato promove semana alusiva ao Dia da Consciência Negra

FOTO: Pixabay

De 19 a 26, a unidade do Sesc Crato, realiza atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, levando ao público uma programação com roda de conversa, palestra, oficina de turbante, boneca abayomi e vídeos com debates, que irão potencializar as reflexões referente à temática. 

As atividades fazem parte do desenvolvimento comunitário em parceria com o segmento de cultura. 

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que assassinado na mesma data pelas tropas coloniais brasileiras, no ano de 1695. 

O quilombo, em Alagoas, era onde os escravos se refugiavam, chegando a ter uma população de 30 mil habitantes, durando quase 100 anos. 

Em 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul criou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra, data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares. 

No ano de 78, essa representação obteve força com o surgimento do Movimento Negro Unificado no País, tornando nacional a data. Posteriormente, a lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra. 

Confira a programação do Sesc Crato alusiva à data:

Dia: 19/11 – Palestra: Vamos Conversar sobre Racismo?
Com Plinio Camilo (Escritor, Ator e Diretor Teatral)
Mediadora – Francyelly felix (Psicóloga CRP:11/10367)
Horário: 16h – Plataforma Youtube

Dia: 20 – Oficina de Turbante: Empoderamento, Autoestima e Valorização do Aspecto Cultural Plataforma : Instagram @ionnesena 

Dia: 23 – Oficina de Boneca Abayomi / Plataforma : Instagram @ionnesena 

Dia: 24 – Roda de Conversa: Quilombo, luta e Resistência / Plataforma : Instagram @ionnesena Com Silvana Terezinha – Comunidade Quilombola Lagoa dos Criolos 

Dia: 25 e 26/11 – Oficina artesanal de encadernação 
Horário 08h30 às 11h / Google Meet

Para mais informações: (88) 9 9233.7675

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.