Header Ads

Testes para a covid-19 deixam de ser oferecidos diariamente nas UBS's de Juazeiro


Juazeiro do Norte está ofertando testes para a covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) apenas duas vezes por semana e diariamente na Unidade Sentinela. A baixa oferta de testes tem incomodado algumas pessoas, que têm se deslocado até as UBS's e são informadas que o serviço não está sendo feito por livre demanda. 

Na última semana, Thayse Costa procurou a UBS da Lagoa Seca e do José Geraldo da Cruz para realização do teste rápido, mas teve que voltar para casa sem fazer o exame, porque o teste só é oferecido duas vezes por semana e de acordo com o cronograma da unidade. “Desativaram as unidades descentralizadas de testes para covid-19 e disseram que os exames seriam oferecidos nas unidades de saúde, mas a gente vem e fica sabendo que não tem teste todos os dias. Eu não gostei dessa mudança”, desabafa Thayse Costa. 

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que os testes nas UBS's são feitos duas vezes por semana, de acordo com o cronograma e demanda de cada unidade, e que diariamente o teste é ofertado na Unidade Sentinela, que funciona no Centro de Juazeiro do Norte. Segunda a pasta, a mudança foi provocada pela redução no número de casos de covid-19 e baixa procura por testes rápidos no Município. 

Em Crato, o teste rápido é feito nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. Na Unidade de Referência de Covid-19 é feito o teste rápido, sorologia e swab diariamente. 

Até o fechamento dessa matéria, Barbalha não informou se os testes estão sendo feitos diariamente ou ofertados em menor escala.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.