Em dados do Tribunal Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no Estado apresentaram problemas mais de 100 urnas eletrônicas, com 71 delas precisando ser trocadas. De acordo com o órgão, em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha foram somadas nove urnas que precisaram ser substituídas durante este domingo (15). 

Segundo a assessoria do Fórum Eleitoral Padre Cícero, Juazeiro do Norte contabilizou pouco mais de dez urnas eletrônicas que apresentaram problemas técnicos, sendo 7 substituídas. Em Crato, somente duas precisaram ser trocadas por falha no funcionamento. Barbalha, até o momento, não houve nenhum equipamento substituído. 

No Ceará, até o momento, o maior número de urnas trocadas nas seções foi na capital, sendo 32 deles apresentando defeitos em Fortaleza. Segundo relatório do TRE, os principais problemas foram no terminal dos eleitores, dos mesários e nas impressoras. 

Testes e substituições 
“A urna sofre um deslocamento até chegar ao local de votação. No sábado, nós fazemos um teste de véspera, mas ainda assim pode acontecer dela ter problemas de descolamento da impressora. Mas, a troca é muito fácil, temos mais 2.000 urnas reservas em todo o Estado justamente para trocar, caso seja necessário”, afirma Edna Saboia, coordenadora de eleições do tribunal. 

No dia das eleições, antes do início das votações, é realizada a impressão da zerésima, documento que comprova que cada urna usada no pleito tem zero voto, além de contar com registro de todos os candidatos em disputa. Caso o dispositivo eleitoral não imprima o comprovante, é imediatamente trocado por outro aparelho. De acordo com Edna Saboia, o balanço é positivo até o momento. 

“O balanço está muito positivo. Nós fizemos um número bem pequeno de trocas até o momento. Até porque a prioridade é a instalação das seções: funcionamento com os mesários, urnas em bom funcionamento, organização dos locais de votação no contexto da biometria, fluxo de votação. Esse número já era esperado, o funcionamento das urnas está muito positivo”, explicou a coordenadora de eleições do TRE-CE.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment