O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (5) o envio de tropas federais para o Ceará. Os agentes devem auxiliar as forças de segurança locais durante o dia 15 de novembro, o dia de votação do primeiro turno das eleições municipais de 2020. 

As tropas foram solicitadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha (Crajubar), e mais 7 municípios do Estado: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Pacajus, Horizonte e Itaitinga.

Com o pedido feito no início do mês de outubro e com o aval do governador do Estado, Camilo Santana (PT), a decisão do TSE deveria ter sido tomada desde o dia 29 de outubro. O adiamento ocorreu devido a erros na redação de documentos. 

De acordo com o presidente do tribunal, o ministro Luís Roberto Barroso, os critérios utilizados para ceder as forças federais ao Estado foram histórico de conflitos em pleitos anteriores, efetivo reduzido da Polícia Militar, necessidade de garantir segurança e integridade à sede do cartório eleitoral e de servidores e o acesso difícil entre as localidades. 

Na sessão desta quinta-feira também foram aprovados os envios de tropas para Piauí e Tocantins. 

Força Nacional 
Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebe, além das tropas federais do Exército, ajuda da Força Nacional. Os militares foram enviados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública após atos de violência ligados à política no município.

(Diário do Nordeste)

Post a Comment