Header Ads

Alinhamento de Saturno e Júpiter será transmitido ao vivo nesta segunda (21); saiba onde assistir

FOTO: Seara da Ciência/UFC

O alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, que ocorre nesta segunda-feira (21) e poderá ser visto da Terra, será transmitido ao vivo pelo canal Astronomia da Seara da Ciência. A live é uma realização do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo e da Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará. O fenômeno também poderá ser visto a olho nu. A transmissão começa às 18h e terá comentários do professor Ednardo Rodrigues, da equipe do Grupo de Astronomia da Seara (GAS Interestelar). 

Em tempos de pandemia de Covid-19, a opção pela transmissão ao vivo pelo YouTube contribui para o isolamento social, além de oferecer ao público informações sobre astronomia e ciência. 

Conhecido como "grande conjunção", o fenômeno demora décadas para acontecer, mas desde o ano 1200 que os dois maiores planetas do sistema solar não ficavam tão próximos um do outro. Eles só foram vistos a olho nu há quase 800 anos. A raridade é tamanha, que o próximo alinhamento só deve acontecer de novo apenas no ano de 2080. 

O professor Dermeval Carneiro, diretor do Planetário Rubens de Azevedo e coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC, ressalta ser preciso contar com boas condições do tempo na noite do fenômeno para conseguir ver o evento a olho nu. 

"Interessados devem olhar para o oeste, de um lugar com pouca poluição luminosa e sem obstáculos para a observação", disse. 

Serviço: 
Transmissão ao vivo do alinhamento entre Júpiter e Saturno 
Quando: Segunda-feira (21), a partir das 18h 

(Fonte: Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.