FOTO: Brenda Rocha/Shutterstock

Uma pesquisa do Datafolha aponta que o auxílio emergencial é a única fonte de renda para 36% das famílias que receberam pelo menos uma parcela do benefício em 2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 10 de dezembro. 

De acordo com a pesquisa, 39% dos entrevistados solicitaram o auxílio emergencial e 81% desses pedidos foram atendidos. Dados do governo mostram que o voucher alcançou quase R$ 70 milhões de brasileiros.

O Datafolha também registrou que 75% dos beneficiários diminuíram a compra de alimentos, 65% cortaram despesas com remédios, 57% diminuíram o consumo de água, luz e gás, e 55% deixaram de pagar as contas da casa. Mais da metade dos beneficiários também reduziu os gastos com transporte (52%) e ou parou de pagar escola, ou faculdade (51%). 

Redução de renda 
Entre os que receberam o benefício emergencial, a parcela daqueles que sofreram uma redução de renda caiu de 60% em agosto para 51% em dezembro. Ou seja, são pessoas que, mesmo com o auxílio, não evitaram um impacto negativo sobre sua renda. 

O Datafolha ouviu, por telefone, 2.016 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Embora ainda atinja mais da metade dos beneficiários, a redução do percentual dos que declaram perda de renda reflete a retomada das atividades econômicas nos últimos meses, sobretudo no setor de comércio e indústria.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment