FOTO: George Wilson

As lojas do centro de Juazeiro do Norte, de acordo com o decreto estadual que determina o Plano de Retomada Econômica no Ceará, permanecem com horário de funcionamento normal, dentro das normas de segurança contra Covid-19. No entanto, conforme informações divulgadas na última quarta-feira (2), pela Federação dos Clubes de Diretores Lojistas do Ceará (FCDL), os donos de estabelecimentos têm a liberdade de abrir aos domingos, desde que estipulem horário de funcionamento conforme as leis trabalhistas.

Desta forma, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CDL), passa a recomendar que os comerciantes e lojistas funcionem também aos domingos, o que já ocorria desde antes da pandemia. A abertura desses estabelecimentos durante o período, no entanto, é geralmente realizada em épocas propicias para vendas, como na Black Friday ou em vésperas de datas festivas. 

Em entrevista, a presidente da CDL no município, Zenilda Sena, afirma que os donos dos empreendimentos são livres para optarem abrir aos domingos, e os incentiva a optarem funcionar neste dia, desde que respeitem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

“Nós entendemos que diante do atual cenário, é positivo abrir o comércio aos domingos, dando mais opção para o consumidor que muitas vezes tem apenas o fim de semana para ir as compras, assim como para o empresário aumentar as vendas. Isso já foi inclusive conversado com a prefeitura de Juazeiro do Norte, que aprova. Porém, como é acordada na convenção coletiva, as empresas que tiverem interesse de abrir aos domingos devem acordar com o sindicato patronal e o laboral”, afirma Zenilda. 

Segundo ela, as recomendações de segurança, principalmente diante da pandemia, devem ser redobrados visto a possibilidade de ocorrem aglomerações, principalmente devido a busca por produtos no período próximo ao Natal e ao Ano Novo. Uma das medidas da entidade é o selo “Loja Mais Segura”, implantado desde o início da pandemia e que categoriza quais estabelecimentos estão equipados para compras seguindo as normas de prevenção contra o novo coronavírus. 

“O que a gente pede para todos os empresários é que eles mantenham os cuidados de segurança como informa a cartilha do Projeto Loja Mais Segura, uma parceria da CDL com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação”, completa.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment