Por Redação Gazeta do Cariri

O Hospital do Coração do Cariri (HCC), em Barbalha, realizou cirurgia cardíaca pediátrica e comemora o sucesso do primeiro procedimento feito na região. 

A equipe de cirurgias cardiovasculares do Hospital do Coração uniu-se à equipe da UTI Pediátrica e conseguiram oferecer o procedimento cirúrgico para o tratamento de doenças cardíacas congênitas em crianças. 

A paciente é uma menina de 8 anos, que mora na cidade de Missão Velha, e passou, no dia 09 de dezembro de 2020, por uma cirurgia para fechamento de comunicação intaratrial, uma cardiopatia congênita. Agora ela está em casa com a família e recuperada. 

“Antes era necessário o deslocamento para a capital cearense, bem como para outros estados para a realização desse tipo de procedimento e demais tratamentos de patologias do coração, como a Comunicação Intraventicular, coarctação da Aorta, canal arterial, doenças que agora podem ser tratadas na própria região, sem necessidade de longos deslocamentos”, disse Dr. Samuel Soares, cirurgião cardíaco. 

Estima-se, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que cerca de 130 milhões de crianças no mundo tenham algum tipo de cardiopatia congênita. 

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são dez casos a cada mil nascidos vivos, estimando em 29 mil o número de crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano de vida.

Post a Comment