Header Ads

Festas de fim de ano no Ceará: veja o que pode e o que não pode no réveillon


O decreto do Governo do Estado do Ceará que estabelece regras para celebrações de fim de ano segue em vigor até 4 de janeiro. As festas seguem proibidas, e celebrações em residências devem conter, no máximo, 15 pessoas. 

A ocupação do aterro da Praia de Iracema, onde tradicionalmente é realizada a festa da Prefeitura de Fortaleza, também será proibida. A prefeitura afirmou ainda que não haverá queima de fogos neste ano para não atrair multidão. 

O decreto altera também o funcionamento de shoppings, restaurantes, barracas de praia e lojas. 

Veja como fica o funcionamento de estabelecimentos comerciais no Ceará para o fim de ano. 

Celebrações em residências
Como era: não havia restrições
Como fica: eventos dentro de casa devem reunir no máximo 15 pessoas.

Eventos em áreas de uso comum
Como era: eventos em áreas abertas podiam reunir até 100 pessoas.
Como fica: ficam proibidos eventos e reuniões. 

Restaurantes e barracas de praia
Como era: locais podiam realizar eventos com uso obrigatório de máscara (com exceção de quando está comendo ou bebendo) e distanciamento social. 

Como fica: limitação de seis pessoas por mesa nos restaurantes, com limite de 50% da capacidade máxima. Festas, shows e celebrações estão proibidas. 

Hotéis
Como era: festas em áreas abertas eram permitidas desde que tivessem limite de 100 pessoas.
Como fica: qualquer evento está proibido. Número de pessoas por quarto fica limitado em três adultos ou dois adultos e três crianças. 

Shopping centers e comércio de rua
Como fica: clientes devem usar máscara e passar por checagem de temperatura na entrada. Lojas deviam limitar o número de clientes simultâneos. O horário de funcionamento de shoppings era das 10h às 22h. 

Limite de pessoas é reduzido para 50% da capacidade máxima, e o horário de funcionamento de shoppings pode ser ampliado, abrindo a partir das 9h e funcionando até 23h. Uso de máscaras e aferição de temperatura seguem obrigatórios. 

Festas públicas de réveillon
Como era: municípios tinham autonomia para realizar festejos públicos nas cidades. 

Como fica: ficam proibidas as festas municipais, exceto se realizada com transmissão por TV, rádio ou internet, sem aglomeração de público, artistas ou organizadores. 

Vacinação no Ceará
Ainda não há uma data definitiva para a chegada da vacina contra a Covid-19 ao Ceará. O Ministério da Saúde afirma que pretende distribuir a vacina AstraZeneca/Oxford para os estados em 3 de março. 

O governador Camilo Santana diz que negocia com o estado de São Paulo para adquirir, antes de março, a vacina Coronavac, medicamento desenvolvido na China e produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo. 

Aumento nos casos e mortes de Covid-19
O número de casos e de óbitos por Covid-19 no Ceará voltou a crescer nas últimas semanas no Ceará. Documento divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde aponta que 19 das 22 áreas de saúde tiveram alta no número de casos de Covid-19. 

Na Grande Fortaleza, houve um aumento de 55% no número de fatalidades e de 33% nos casos positivos da doença.

(Fonte: G1 CE)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.