A Biblioteca Pública Municipal de Juazeiro do Norte, realizará nesta terça-feira, dia 15, às 19h, no auditório do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, campus Lagoa Seca, a solenidade de entrega do Prêmio Literário Guerra Junqueiro | Lusofonia 2020, ao escritor Sidney Rocha, juazeirense, radicado em Recife/PE. 

Por conta das medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19 e seguindo as orientações dos órgãos competentes, a solenidade acontecerá com representantes institucionais e a presença do homenageado, e será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura Municipal. 

O Prêmio é uma ação cultural multidisciplinar que teve início em Portugal em 2017, ligado ao Freixo Festival Internacional de Literatura, e que desde então, vem propondo estreitar laços de cooperação entre os países de língua portuguesa em todo o mundo, realizando parcerias e premiando escritores, representantes dos países cooperados, com o objetivo de reconhecer e valorizar a produção literária, local e internacionalmente. 

Homenageado 
O homenageado é o escritor, contista, romancista e editor, Sidney Rocha, que nasceu em Juazeiro do Norte e há muitos anos reside em Recife/PE. Com uma extensa produção literária,  Sidney já publicou vários livros, bem como foi o vencedor do Prêmio Jabuti | 2012, com a publicação “O destino das metáforas” e o seu trabalho tem um amplo reconhecimento nacional e até internacional. 

O Prêmio Literário Guerra Junqueiro | Edição Brasil 2020, é resultado de uma pactuação entre o município de Juazeiro do Norte, representante do Brasil nos países cooperados de língua portuguesa e a cidade de Freixo de Espada à Cinta/Portugal. “O prêmio coloca nossa cidade num importante canal de intercâmbio e articulação internacional, permitindo o reconhecimento e a valorização da produção literária de escritores de Juazeiro do Norte”, ressalta o Secretário de Cultura, Renato Fernandes. 

A solenidade contará ainda, com a presença de Avelina Ferraz, Curadora do Prêmio Literário Guerra Junqueiro e Promotora Cultural da Lusofonia, que neste ato, estará representando a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta | Portugal. 

Em sequência, os países participantes e os homenageados do Prêmio Guerra Junqueiro | Lusofonia 2020: 
1. Portugal (Ana Luísa Amaral); 2. Brasil (Sidney Rocha); 3. Cabo Verde (Jorge Carlos Fonseca); 4. Guiné-Bissau (Tony Tcheka); 5. Angola (Lopito Feijóo); 6. São Tomé e Príncipe (Olinda Beja); 7. Moçambique (Calane da Silva).

Post a Comment