FOTO: Honório Barbosa

Choveu em pelo menos 21 municípios nas últimas 24 horas, conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os maiores volumes pluviométricos entre as 7 horas deste domingo (20) e 7 horas desta segunda-feira (21) foram verificados na porção Sul do Estado. 

A cidade de Missão Velha liderou com 39.4 milímetros, seguida por Jardim (23 mm) e Porteiras (21 mm), todas na região do Cariri. A previsão para os próximos três dias é possibilidade de chuvas em toda a faixa litorânea do Ceará, ainda de acordo com a Funceme. 

Confira onde choveu no Cariri:


Balanço 
Dezembro marca o início oficial da pré-estação chuvosa, período que neste ano, segundo meteorologistas, começou de forma precoce, ainda em novembro. A média histórica para a pré-estação (dezembro-janeiro) é de 130,3 milímetros, dos quais 31,6 mm correspondem a pluviometria média deste mês. 

Até hoje, dia 21, a Funceme registra o acumulado de 10 milímetros, o que representa uma variação negativa de 68,5%. No entanto, a tendência é de que os números melhorem até o fim do mês. 

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, pontua que as precipitações tendem a ocorrer com maior intensidade “na segunda quinzena de dezembro”. 

De acordo com a Funceme, a tendência é de que o volume acumulado de chuvas em dezembro de 2020 fique próximo à normal climatológica.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment