O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta sexta-feira (11) que "não serão permitidas festas, nem eventos sociais e corporativos" no período de fim de ano, incluindo Natal e réveillon. A determinação será publicada ainda nesta sexta em decreto que vale para todo o estado, conforme o governador. 

As medidas valem para o período de 15 de dezembro (terça-feira) a 4 de janeiro de 2021. 

"O objetivo é frear a maior propagação do vírus, até que tenhamos a vacina, cuja aquisição estamos empreendendo todos os esforços para conseguir o mais rápido possível", afirmou Camilo Santana. 

Em novembro, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, havia dito que a tradicional festa de réveillon no aterro da Praia de Iracema está "totalmente descartada". O prefeito afirmou que avalia realizar um evento com transmissão on-line. 

Comércio com horário ampliado 
O governador afirmou ainda que o horário de funcionamento do comércio será ampliado, "para que o público tenha mais opções de horário e evite aglomerações". 

"As medidas foram planejadas de forma a respeitar as normas sanitárias, buscando preservar ao máximo a economia e os empregos", justificou Camilo Santana. 

Aumento nos casos e mortes de Covid-19
O número de casos e de óbitos por Covid-19 no Ceará voltou a subir nas últimas semanas. Documento divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde aponta que 19 das 22 áreas de saúde do Ceará tiveram cenário de alta no número de casos de Covid-19. 

Em nove delas houve também aumento no número de óbitos pela doença, de acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa). A região de Brejo Santo apresentou os maiores índices de casos (139%) e mortes (300%). 

Apenas as regiões de Tauá, Canindé e Camocim registram tendência de queda no número de infecções pelo novo coronavírus. Em relação à região de Fortaleza, houve um aumento de 55,2% no número de fatalidades e de 33,3% no que diz respeito às confirmações positivas para a doença.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment