Por Redação Gazeta do Cariri

Implementada de forma pioneira no estado do Ceará, em setembro de 2019, a Patrulha Maria da Penha já acompanha 219 mulheres com medidas protetivas de urgência concedidas pelo poder judiciário, em Juazeiro do Norte. Além disso, efetuou 19 prisões em flagrante, não apenas reduzindo a reincidência da violência doméstica e familiar como também evitando até prováveis feminicídios. 

O acompanhamento às assistidas têm acontecido, na maioria das vezes, por telefone, devido à pandemia da Covid-19. Nos casos mais graves, no entanto, o atendimento é realizado presencialmente, com os patrulheiros usando máscaras e adotando outras medidas preventivas ao novo coronavírus. Para inibir a aproximação dos agressores, as rondas nas casas das mulheres têm sido intensificadas. 

O patrulhamento é realizado pela Guarda Civil Metropolitana diariamente, incluindo finais de semana e feriados, durante 24h. Denúncias podem ser feitas pelo número 153. 

"Acreditamos que a Patrulha Maria da Penha será replicada em outros municípios do Cariri, fortalecendo a rede de proteção e combate à violência contra as mulheres na região, a partir da iniciativa de Juazeiro do Norte", diz a Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Ivoneide Tenório.

Post a Comment