Um evento, combinado através de mensagens nas redes sociais, foi encerrado pela polícia com cerca de 40 pessoas, na noite desta sexta-feira (18) em  Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

Agentes da 1ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, com apoio do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), terminaram a festa após receber uma denúncia, através da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a respeito de uma suposta aglomeração de pessoas, que estavam desrespeitando as medidas de biossegurança contra a disseminação do coronavírus. 

No local, a polícia constatou dezenas de participantes sem máscara e desrespeitando o isolamento social. Uma mulher, que não teve a identidade informada, se apresentou como proprietária da residência, mas não foi encaminhada à nenhuma delegacia. Depois da abordagem policial, os participantes foram embora da festa. 

Decreto do governo para o fim de ano 
O governador Camilo Santana instituiu um decreto especial para o período de fim de ano, estabelecendo algumas recomendações para eventos no Ceará. As regras começaram a valer no último dia 15. 

Entre eles, está a suspensão de quaisquer eventos sociais e corporativos, privados ou públicos, em ambientes abertos ou fechados no Estado; a proibição de festas em áreas comuns de quaisquer condomínios, residenciais, de lazer e mistos. 

A capacidade máxima de festas residenciais ficou limitada a 15 pessoas, incluídos os moradores e colaboradores, devendo, no caso de condomínios, se fazer constar a capacidade máxima das respectivas unidades em local de fácil visualização dos condôminos. 

Por fim, ficou proibida a realização pelos entes públicos de festas de réveillon (31 de dezembro), salvo em meio exclusivamente virtual. 

‘Pagode no sigilo’ 
No último fim de semana, a Polícia Ambiental e Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) fecharam uma festa, que ficou popularizada como ‘Pagode no Sigilo’, onde as medidas de distanciamento social também eram desobedecidas. 

O evento ocorria em um lava-a-jato na avenida Pedro Lazar, no bairro Cambeba. Na sexta-feira (11), a festa foi encerrada com aproximadamente 700 pessoas. Já no dia seguinte, sábado (12), o evento foi novamente fechado, dessa vez com cerca de 500 pessoas. 

Porém, não foram as primeiras vezes que o estabelecimento onde o 'Pagode no Sigilo' acontecia desrespeitou as medidas de biossegurança contra o coronavírus. No mês de agosto, quando as regras também eram restritivas, o lava-a-jato foi flagrado com centenas de pessoas.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment