A Polícia Federal (PF) em parceria com o Ministério Público Federal deflagrou nesta terça-feira (15) a operação 'Quasar', que pretende desarticular uma organização criminosa que atuava prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a PF, o esquema agia fraudando licitações e com possível desvio de recursos públicos que deveriam ser utilizados na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura. Ainda segundo a PF, a soma dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3 milhões. 

A operação está cumprindo sete mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas. Destes, são alvos a prefeitura de Salgueiro, um secretário municipal e um vereador eleito nas eleições de 2020. As medidas estão sendo cumpridas nos endereços dos acusados, localizadas em Salgueiro e no município de Igarassu.

Segundo a Polícia Federal, as investigações começaram no início de 2019 e pretende desarticular a atividade da organização criminosa que fraudava licitação, com o vencimento do certame por uma empresa de “fachada”, sem estrutura logística para realizar as obras contratadas. O "repasse" da execução da obra era feito a uma empresa vinculada a pessoas ligadas ao ex-vice-prefeito de Salgueiro e a um secretário do governo. 

A Operação contou com a participação de 20 policiais federais e foi procedente de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal. Caso os envolvidos sejam condenados, os crimes cometidos podem chegar a 16 anos de reclusão.

(G1 Petrolina)

Post a Comment