Por Redação Gazeta do Cariri

Em Audiência Pública da Câmara Municipal do Crato, que ocorreu de forma virtual, na última sexta-feira, 18, o primeiro ato público diante dos debates relacionados à criação do Curso de Medicina da Universidade Regional do Cariri (URCA), foram apontados avanços. 

O curso entrou na fase de criação e está tramitando nas instâncias necessárias, como os conselhos da URCA, Consuni e CEPE, para seguir o processo legal de implantação. O debate sobre o curso de Medicina da URCA, um sonho que vem sendo debatido há algumas décadas em Crato, passará a ser uma realidade a partir do próximo ano, segundo a instituição. 

Com todos os processos seguindo os encaminhamentos previstos, o primeiro vestibular da instituição tem previsão para ser realizado a partir de junho de 2021, iniciado com a primeira turma no segundo semestre. 

Durante a audiência, o Reitor Lima Júnior relatou todos os levantamentos que foram feitos, do ponto de vista técnico, para serem apresentados junto ao Governo do Estado, demonstrando com isso a necessidade e viabilidade do curso para a formação de novos profissionais da área médica. 

Atualmente, segundo ele, o Ceará é o 4º Estado em número de cursos da área médica no Nordeste. São oito faculdades de Medicina no Estado, sendo 4 particulares e 4 públicas. No Cariri, estão dois dos cursos, sendo um público e outro privado. 

O Crato será sede do curso que iniciará referenciado na formação voltada à atenção básica de saúde, com a construção de um centro médico de atendimento em terreno ao lado do Seminário São José, local proposto para sediar o novo curso da URCA.

Post a Comment