FOTO: Nivia Uchoa

Por Redação Gazeta do Cariri

Dada a urgência do avanço no Desenvolvimento Econômico e Social de todas as Regiões do Estado, e sendo a Inovação o melhor instrumento para isto, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) se uniu à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para propor o Programa Clusters Econômicos de Inovação, que hoje conta com a participação ativa de todo o ecossistema de inovação do Ceará. 

O programa busca ofertar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo em todas regiões do Ceará, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial econômico e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região. 

O programa foi dividido em 3 ciclos e o Cariri foi selecionado já para o primeiro, onde foram priorizados 5 Clusters: Comércio, Cadeia da Saúde, Turismo, Logística e TIC. Com a Pandemia as reuniões passaram a ser virtuais, sem perda alguma de qualidade. Foram realizadas 5 Oficinas de Identificação de Problemas dos Clusters do Cariri que contaram com 172 representantes, tanto da academia quanto do setor privado. Ao todo foram identificados 34 problemas, uma média de 7 problemas por Cluster. 

Agora o Programa Clusters Econômicos de Inovação segue para a próxima etapa no Cariri. Os problemas serão priorizados por uma banca composta por representantes do Ecossistema de Inovação estadual a partir de três critérios: Impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução. Serão selecionados até três problemas por Cluster para serem modelados por dois Pesquisadores e implementadas soluções por três startups da região. 

Assim, o programa se consolida com papel essencial para a melhoria do relacionamento entre o setor privado e a academia, incrementando não só a criação de negócios inovadores como também a competitividade dos negócios existentes. 

Para mais informações, acesse aqui.

Post a Comment