Tiroteio em Milagres ocorreu no dia 7 de dezembro de 2018. FOTO: Arquivo DN

A ação de bandidos na madrugada desta terça-feira (1º), em Criciúma, em Santa Catarina, lembrou a tragédia de Milagres, onde 14 pessoas, entre reféns e assaltantes, morreram em dezembro de 2018, após uma ação sem sucesso da polícia do Ceará. Nos dois casos, moradores viveram uma madrugada de terror. 

Na cidade catarinense, uma quadrilha fortemente armada sitiou Criciúma para assaltar uma agência bancária. Durante a ação, os criminosos bloquearam ruas, incendiaram um túnel que dá acesso ao município, usaram reféns como escudo e atiraram várias vezes em via pública. A maneira de agir é conhecida pela Polícia como 'novo cangaço', fazendo referência ao terror causado pelos bandidos do passado, que agiam sob comando de Virgulino Ferreira da Silva, o 'Lampião', no interior do Nordeste.

No entanto, diferentemente do crime do município cearense, em Criciúma, não houve mortes. Um Policial Militar e um vigilante ficaram feridos. Em ambas as ações, a quadrilha era formada entre 20 e 30 homens e utilizavam armamento pesado como fuzis.  Na cidade catarinense, o foco dos bandidos foi invadir e roubar dinheiro em apenas uma agência bancária. Em Milagres, os criminosos tentaram assaltar dois bancos. Nenhuma agência foi violada pelos criminosos no caso ocorrido no Ceará.

Uso de reféns 
Nos dois crimes, os bandidos tiveram um plano de utilizar reféns para concluir com êxito o assalto. Somente em Criciúma o planejamento deu certo. Os assaltantes usaram as vítmas para bloquear ruas e avenidas, dificultando o trabalho da polícia. Enquanto isso, o grupo realizou ataques simultâneos pela cidade. 

Em Milagres, a ideia não deu certo. Na tentativa de usar reféns primeiramente para entrar nas agências e depois para fugir ocasionou a morte de seis pessoas inocentes. Cinco de uma mesma família. Três adultos e duas crianças. Eles eram de Serra Talhada, Pernambuco. A outra vítima era moradora natural de Brejo Santo, na Região do Cariri.

Apreensão de armas e veículos 
Horas após o crime e com início das investigações da polícia, nos dois casos, foram pedidos reforços de cidades vizinhas, como também a apreensão de armamento e veículos utilizados pelos suspeitos. 

Em Milagres, agentes de segurança encontraram pistolas, espingardas, munições e explosivos. Três veículos envolvidos na ocorrência foram encontrados: um Chevrolet Celta e duas caminhonetes. 

Já em Criciúma, os criminosos também deixaram 30 quilos de explosivos para trás. Dez carros usados no assalto foram apreendidos em um milharal de uma propriedade privada em Nova Veneza, a noroeste de Criciúma.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment