Por Redação Gazeta do Cariri

A Academia dos Cordelistas do Crato, completa neste mês de janeiro 30 anos de fundação. A entidade congrega grandes nomes da literatura de Cordel, e atualmente está sob a presidência da cordelista Anilda Figueiredo. 

A entidade foi fundada em 1991 pelo poeta e comunicador Elói Teles de Morais. É composta por poetas populares, e ainda mantém a forma artesanal de trabalho. O texto do cordel é montado letra por letra, processo que pode durar cerca de uma hora para confecção de apenas uma página. 

Este ano, o equipamento cultural também presta homenagem póstuma ao poeta Luciano Carneiro, que faleceu em julho vítima da Covid-19 e foi um dos importantes baluartes da poesia popular, prestando relevantes serviços à academia, chegando a presidir a entidade. 

A academia já chegou a publicar mais de 1 milhão de folhetos sobre os mais diversos temas, vários deles enviados para escolas e bibliotecas em diversas cidades do País. O local da "Morada da Poesia" resiste ao tempo e está localizado em Crato, na Rua Rui Barbosa, podendo ser visitado mediante agendamento.

Post a Comment