As negociações para o investimento da Toyota em um Centro de Distribuição de peças no Ceará deram mais um passo. Foram retomadas hoje (25), em reunião, conversas entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedet) e executivos da empresa japonesa. As tratativas haviam sido pausadas em outubro por conta da pandemia.

"Houve avanço. Agora temos um dever de casa a fazer", disse à Coluna o titular da Sedet, secretário Maia Jr. De acordo com ele, o Estado vai avaliar um estudo da Toyota. Entre as pendências, há questões tributárias e também logísticas.

Rota marítima 
Maia Jr. explica que, para viabilizar o projeto, seria essencial uma rota de entrada no Ceará dos navios portadores de peças automotivas através do Canal do Panamá. 

Hoje, ele detalha, tais rotas chegam ao Brasil pelo Sul da África, o que beneficia estados do Sul e Sudeste. "Se a gente conseguir uma rota pelo Pacífico, via Canal do Panamá, chega primeiro para o Ceará e facilita em termos de frete", diz Maia. 

Inicialmente, o projeto é que a Toyota instale no Ceará um Centro de Distribuição de peças. Mas há conversas para que, numa fase avançada do investimento, o Estado se torne sede de uma montadora de veículos híbridos ou elétricos. 

Vale lembrar que tais diálogos não têm relação direta com o fechamento da fábrica da Troller, em Horizonte, anunciado pela Ford, mas constituem uma esperança de fortalecimento da indústria automobilística cearense para o futuro.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment