FOTO: Thiago Gadelha

Nesta quarta-feira (20), a Caixa Econômica Federal libera o saque do auxílio emergencial para as pessoas nascidas no mês de setembro. O pagamento faz parte do último ciclo de parcelas do benefício. Podem ser resgatadas parcelas do auxílio original, de R$ 600, e do auxílio-extensão, de R$ 300. 

A partir de sexta-feira (22) será a vez dos beneficiários que fazem aniversário em outubro. Depois, o saque é liberado para os nascidos em novembro (dia 25) e, por fim, aqueles que nasceram em dezembro (dia 27). 

Ao todo, 20,4 milhões de pessoas se enquadram dentro deste último grupo a ter direito ao saque em espécie. 

Calendário do auxílio emergencial 
Nascidos em setembro: a partir de 20 de janeiro 
Nascidos em outubro: a partir de 22 de janeiro 
Nascidos em novembro: a partir de 25 de janeiro 
Nascidos em dezembro: a partir de 27 de janeiro 

Para saber quanto poderá ser sacado, o beneficiário pode consultar o aplicativo Caixa Tem. A liberação para movimentar a grana na poupança social digital, também pelo aplicativo Caixa Tem, começou em dezembro. 

Possível prorrogação 
Ganham força, desde o fim de dezembro, os movimentos que defendem a retomada do pagamento do auxílio emergencial em 2021. No entanto, não há uma definição se o auxílio será realmente prorrogado pelo governo. 

Tem crescido no Congresso a pressão para que o pagamento do auxílio volte ao debate. Esta pauta deverá ser uma das prioridades das casas legislativas no retorno dos trabalhos. Arthur Lira e Baleia Rossi, favoritos na disputa pelo comando da Câmara, já deram sinal verde para as discussões. 

Um projeto apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Esperidião Amin (PP/SC) quer a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial e do estado de calamidade pública até o dia 31 de março de 2021.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment