A vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicada no Ceará, trazendo esperança para o retorno aos tão lembrados dias normais. Contudo, o cenário de disseminação da doença ainda preocupa no Estado. Nesta quarta-feira (20), 107 dos 184 municípios cearenses possuem níveis de alerta “alto” ou “altíssimo” para transmissão do coronavírus, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Há um mês, eram 90 cidades dentro dos mesmos parâmetros. No Cariri, 22 municípios estão nessa situação.

Conforme levantamento realizado pelo Sistema Verdes Mares junto ao IntegraSUS, no dia 15 de dezembro, 49 cidades estavam categorizadas em risco altíssimo e, outras 41, em alto. Já nesta quarta-feira, o número do nível altíssimo caiu para 47, mas o de alto subiu para 60. Além destas, 62 estão na categoria “moderado” e apenas 15 vivenciam situação que a plataforma chama de “novo normal”. 

Municípios como Caucaia, Orós, Santa Quitéria e Jijoca de Jericoacoara - destino turístico na Região Norte com frequentes cenas de aglomerações - permanecem em nível altíssimo nas duas listas. Granja e Ipaumirim, que estavam em risco moderado, em dezembro, agora constam na lista de alto risco. Outras cidades estavam no pior indicador, mas fizeram o caminho inverso: Aquiraz, Beberibe, Boa Viagem e Brejo Santo regrediram para moderado. 

Confira lista, em ordem alfabética, dos municípios do Cariri por situação: 

Normal 
Granjeiro 
Salitre 

Moderado
Brejo Santo 
Juazeiro do Norte 
Mauriti 
Missão Velha 

Alto 
Abaiara 
Barbalha 
Barro 
Farias Brito 
Jardim 
Milagres 
Nova Olinda 
Penaforte 
Potengi 
Santana do Cariri 

Altíssimo 
Altaneira 
Antonina do Norte 
Araripe 
Assaré 
Aurora 
Campos Sales 
Caririaçu 
Crato 
Jati 
Lavras da Mangabeira 
Porteiras 
Várzea Alegre

Com informações do Diário do Nordeste

Post a Comment