Para domingo há possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. FOTO: Honório Barbosa

As chuvas das últimas 24 horas tiveram volume reduzido e se concentraram na porção Sul do Estado. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em 18 municípios entre às 7 horas desta sexta-feira e 7 horas de hoje (17). 

As cinco maiores precipitações foram observadas em Missão Velha (30.4 mm), Crato (27 mm), Baturité (19.4 mm), Barbalha (19 mm), e Granjeiro (13 mm). Os dados são parciais e atualizados ao longo do dia. 

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, explicou que “as chuvas são provocadas por atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cuja borda está sobre parte da região Nordeste, trazendo instabilidade para a região. 

Previsões 
Para este sábado (17), a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável em todas as regiões, com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba, no Cariri e no Sertão Central e Inhamuns. 

Para domingo (17) a previsão aponta nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Cariri. Já na segunda-feira (18) pode chover em todas as regiões. 

No próximo dia 20, a Funceme divulga, em parceria com o Inmet e o Centro de Estudos Climáticos e Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o prognóstico para o trimestre – fevereiro a abril. 

Anteriormente, o Inmet e o Cptec/Inpe anteciparam previsão para o trimestre (fevereiro a abril) em que aponta possibilidade de chuva acima da média na porção noroeste do Estado e dentro da climatológica normal para o centro e sul cearenses.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment