FOTO: Fabio Lima

O Complexo Turístico de Benigna, em Santana do Cariri, está mais perto de sair do papel e virar realidade. Isto porquê, além de acordo firmado junto ao Governo do Ceará para a construção do complexo “Caminhos de Benigna”, está previsto ainda a visita de um representante eclesiástico do Papa Francisco para, ainda este ano, participar da oficialização da beatificação da mártir do Cariri. O local também deve contar com uma estátua de 20 metros dela. 

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Romaria da cidade, Ypsilon Rodrigues Felix, devido fenômeno de Benigna, a pasta tem agregado esforços para tornar esse momento favorável para não só fortalecer o turismo religioso da cidade, como também da região. A beatificação da menina Benigna foi aprovada pelo papa em 2019, e era prevista cerimônia oficial em outubro de 2020 para oficializa-la no município, mas devido a pandemia do novo coronavírus teve de ser adiada, com nova data ainda a ser definida.


‘Caminhos de Benigna’ 
O secretário esteve reunido na última quarta-feira (20), com os secretários de Turismo envoltos no programa “Rota Cariri”, e falou sobre as perspectivas de andamento do projeto. 

“Neste primeiro momento estamos articulando para levar à frente o projeto de infraestrutura para o Complexo Turístico de Benigna, e em breve, o papa deve anunciar a nova data da beatificação, que deve ocorrer este ano. Teremos um evento de caráter internacional, pois o representante do papa virá a região do Cariri, então movimentará toda a região. Precisamos estar com esse diálogo para que possamos possibilitar a infraestrutura e comunicação deste turismo no Cariri”, disse o gestor da pasta.


Segundo ele, o projeto estrutural já foi concluído, e deve estar indo para licitação em breve. O local deve contemplar estacionamento, banheiros, uma estátua de mais de 20 metros de Benigna, uma trilha que liga o local do martírio ao santuário e o acesso pavimentando até o local onde ela viveu. Em vídeo divulgado pela prefeitura da cidade, há uma perspectiva de como deve ficar o complexo quando finalizado.

Quem foi Benigna Cardoso da Silva? 
Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928 em Santana do Cariri, e é considera a “heroína da castidade”. A jovem foi assassinada aos treze anos, após se defender de uma tentativa de estupro. O crime aconteceu em 24 de outubro de 1941, cometido por um jovem chamado Raul Alves. 

Segundo os relatos históricos, a Menina se recusou a ter relações sexuais com ele, que enfurecido, a golpeou com um facão. Ela morreu sendo considera mártir, por lutar pela sua castidade. Após a morte da garota, visitas constantes ao túmulo começaram a serem feitas pela população do município. Muitos faziam promessas e tinham seus pedidos alcançados. 

Desde então, a fé e devoção a Benigna foi aumentando, até o surgimento da Romaria, que já está em sua 16ª edição.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment