FOTO: Nívia Uchôa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) concluiu o processo de seleção para as vagas na diretoria administrativa do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crato (CPSMC). O processo foi realizado em três etapas e elegerá os funcionários para os cargos de Diretoria das Policlínicas de Crato e Campos Sales; Diretoria Administrativa Financeira e para a Secretaria Executiva. Primeiro, os candidatos tiveram que realizar uma prova objetiva. Na segunda fase, apresentaram um memorial descritivo e, na terceira fase, foi realizada a entrevista. 

Criada por Lei em 2010, os consórcios atendem ao modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para as Unidades de Saúde Pública que são entregues nas microrregiões do Estado. A 20ª Microrregião de Saúde do Ceará, que possui sede em Crato, é formada por 13 municípios, como Altaneira, Antonina, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre. São disponibilizados serviços como oftalmologia, psicologia, ortopedia, cirurgião, otorrino, ginecologia, entre outros. Uma parte dos equipamentos ofertados é custeada pelos municípios associados e a outra parte é de responsabilidade do Governo do Estado. Antes, o formato de escolha para o administrativo ocorria por indicação, mas após determinação estadual, passou a ser por seleção. 

Segundo o atual Diretor Executivo do Consórcio, um dos objetivos do programa é trazer atendimentos especializados para a população, viabilizando o acesso ao serviço de saúde para a população dos municípios associados. São 16 especialidades médicas ofertadas à população, a um baixo custo, em Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos), Sistema de Transporte de pacientes eletivos e Policlínicas de Crato e de Campos Sales. 

Paulo também ressaltou a importância do órgão para a região. “Garantir o acesso da população a um atendimento médico e odontológico especializado e gratuito, essa é a essência”, explica. A divulgação do resultado final da seleção deve sair neste dia 06 de janeiro.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment