Prognóstico da quadra chuvosa no Ceará será divulgado nesta quarta-feira (19) pela Funceme Foto: Honório Barbosa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco de chuvas intensas, com rajadas de vento e risco de descargas elétricas para para 104 municípios do Ceará, 11 cidades carirenses são citadas: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campus Sales, Crato e Farias Brito, Nova Olinda, Salitre, Santana do Cariri e Várzea Alegre. Segundo o Inmet, o grau de severidade das chuvas está classificado como sendo de “perigo potencial”, podendo causar danos estruturais às cidades atingidas. O boletim do Inmet tem validade até as 11h desta quarta-feira (20).

Conforme o alerta, as chuvas devem ser registradas de 20 mm a 30 mm, ou até em 50 mm ao dia. Também há previsão de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamento e de descargas elétricas. 

O Inmet orienta ainda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

(Fonte: G1 CE)

Post a Comment