FOTO: José Leomar

Os operários da fábrica da Troller em Horizonte estão vivendo um clima misto entre a incerteza sobre o fim das operações da unidade e esperança de que a planta possa ser vendida para dar continuidade às operações. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (Sindimetal), Nilton Pereira, representantes da Ford já teriam confirmado que a fábrica no Ceará deverá continuar operando até o fim de 2021. Na última segunda-feira (11), a Ford anunciou a saída do Brasil e encerramento das operações em várias unidades no País. 

Mas enquanto a unidade em Horizonte não fecha, os funcionários aguardam a finalização de negociações da Ford para a venda da fábrica. Nilton revelou que os diretores nacionais da montadora informaram o sindicato que estão buscando compradores para a unidade fabril. 

Não há, contudo, informação sobre os possíveis interessados. 

Torcida por manutenção de empregos 
"Teve um gerente aqui que nos passou que a partir de 'tal dia' íamos paralisar tudo, menos aqui em Horizonte. Ficou combinado que Horizonte vai operar até dezembro, e nesse período eles devem anunciar a venda. Estamos torcendo para que isso aconteça para que os empregos sejam mantidos", contou Nilton.

Fábrica parada por conta da pandemia 
Contudo, os funcionários não deverão ter novas informações sobre os planos da Ford até o fim de mês. Por conta da pandemia do novo coronavírus, a operação na unidade de Horizonte foi paralisada e deve retornar até o dia 25 de janeiro. 

Segundo Nilton Pererira, o Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú deverá ter uma nova reunião com representantes da Ford no Brasil para discutir estratégias para o ano 2021 e os possíveis impactos para os trabalhadores. 

Detalhes da operação 
A unidade da Troller em Horizonte conta, atualmente, cerca de 470 empregados diretos, com salários entre R$ 1.100 e R$ 12 mil, considerando todos os níveis. 

"Eu tenho uma boa relação com os trabalhadores e pedi para terem paciência e tenho comunicado que tivemos um impacto menor do que no resto do País, e vamos conversando até termos alguma coisa definida", disse Pereira. 

"A situação geral não foi boa, e faltou uma negociação com os representantes do Brasil para não termos uma parada de vez como foi em algumas fábricas. Foi uma surpresa", completou.                       (Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment